MOSTRAR BARRA LATERAL
Estreia da nova versão de “Grande Sertão: Veredas”

Nova versão de “Grande Sertão: Veredas”, dirigida por Bia Lessa, seguirá em turnê por diferentes cidades brasileiras, com sessões especiais trazendo a presença da diretora para debate com o público

Por Dan Alves

O filme "O Diabo na Rua no Meio do Redemunho", uma nova adaptação do clássico "Grande Sertão: Veredas" de Guimarães Rosa, estreou no Rio de Janeiro, no final de agosto. Dirigido por Bia Lessa, o longa-metragem traz Caio Blat no papel de Riobaldo e Luiza Lemmertz como Diadorim, e faz parte do projeto Mãos à Obra, apresentado pelo Instituto Cultural Vale.

A produção, realizada pela 2+3 Produções em parceria com Globo Filmes, Canal Brasil e outros, apresenta a saga do jagunço Riobaldo em sua jornada pelo Sertão mineiro. O título do filme faz referência a uma das frases mais icônicas do livro e reflete o tom intenso e filosófico da obra original. Além de sua exibição, o projeto Mãos à Obra promoverá encontros com o elenco e a diretora, debates, oficinas e exibições de documentários, ampliando a discussão sobre o universo de Guimarães Rosa.

Bia Lessa, que já havia realizado uma exposição no Museu da Língua Portuguesa e uma peça de teatro sobre o livro antes de adaptar a história para o cinema, decidiu, durante a pandemia, retrabalhar o material com os mesmos atores, transportando a narrativa para a tela grande. No filme, os personagens, que antes estavam confinados em um espaço claustrofóbico no teatro, agora vagam por um sertão nebuloso e imaginário, refletindo as complexas emoções e dilemas existenciais da obra.

O filme já passou por festivais nacionais e internacionais, como o Festival do Rio 2023 e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e agora chega ao público carioca com uma proposta imersiva. Os espectadores poderão explorar os bastidores da produção e participar de palestras que abordarão tanto a linguagem inovadora de Guimarães Rosa quanto o processo criativo de Lessa.

"O Diabo na Rua no Meio do Redemunho" não é apenas uma adaptação cinematográfica; é uma profunda reflexão sobre a natureza humana e as encruzilhadas morais que Riobaldo enfrenta. O filme mantém a essência da narrativa não linear do livro, entrelaçando batalhas no sertão com reflexões filosóficas e questionamentos sobre a existência e o amor." Bia Lessa.

 

Sobre Bia Lessa

Bia Lessa, artista multimídia brasileira, autodidata, realizou trabalhos nas áreas de cinema, teatro, música, ópera, instalações, exposições, museus e arquitetura. Em cinema, realizou três longas-metragens: “Crede-mi”, a partir da obra “O Eleito”, de Thomas Mann, “Então Morri”, prêmio de melhor longa-metragem na categoria Novos Rumos do Festival do Rio, e o filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, a partir da obra de João Guimarães Rosa, com o qual participou do Festival do Rio 2023. Realizou a minissérie “Cartas ao Mundo”, a partir da obra de Glauber Rocha, um documentário intitulado “Scar”, sobre a violência contra a mulher, para o Southbank Centre em Londres, e “Casa de Bonecas”, de Ibsen. Sua trajetória cênica foi calcada por espetáculos experimentais, desenvolvendo um trabalho de pesquisa rigoroso que privilegiou levar à cena obras literárias. Montou, ao longo de sua trajetória, grandes obras literárias, como “Os Possessos”, de Dostoiévski, “O Homem Sem Qualidades”, de Robert Musil, “Orlando”, de Virginia Woolf, “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, “A Tragédia Brasileira”, de Sergio Sant’Anna, “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, “A Cena da Origem”, transcrição de Haroldo de Campos de trechos da Bíblia Sagrada (Eclesiastes e Gênesis). Recentemente, montou “Macunaíma”, de Mario de Andrade, “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e “Pi - Panorâmica Insana”, a partir das obras de autores contemporâneos. 


O projeto MÃOS À OBRA 

O projeto Mãos à Obra acontece nas cidades com intervenções artísticas, palestras, oficinas, vídeos, filme a partir da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, com concepção de Bia Lessa. As palestras e debates abordarão diferentes aspectos da obra, como sua linguagem, temáticas, além de explorar o processo criativo de Bia Lessa. As oficinas, por sua vez, oferecerão oportunidades de aprendizado e experimentação para os participantes. As palestras, os debates, as oficinas e exibições do making of e do documentário “Onde Nascem as Ideias” serão gratuitas. Mão à Obra é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E no Rio de Janeiro, o projeto também conta com o patrocínio da Firjan SESI. 

Programação para o Rio de Janeiro
De 22/08 a 04/09 - Estação Net Botafogo
Sessões às 15h*, 17h30 e 20h

22/08, às 20h - Sessão especial de abertura com atores e apresentações institucionais. Após, conversa no foyer do salão com música do DJ Danny Roland. Com a presença da diretora Bia Lessa e dos atores Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, Daniel Passi, Clara Lessa, entre outros do elenco

26/08, às 20h - O Imaginário da Violência. Com as presenças de Bia Lessa, Luiz Eduardo Soares, Nevillle d`Almeida e Silviano Santiago

28/08, às 20h - Rosa – Entremeios. Com as presenças de Bia Lessa, Carlos Alberto Mattos, Eduardo Valente, Flora Süssekind e Ronaldo Brito

03/09, às 20h - Interpretar Como Espaço de Liberdade. Com as presenças de Bia Lessa, Betty Gofman, Marcielly Vanucci, Marília Rothier e Preta Gil (a confirmar)

04/09, às 20h - Literatura e Caminhos. Com as presenças de Bia Lessa, Ana Luiza Martins Costa, João Moreira Salles e Sidarta RIbeiro

Mostra Mãos à Obra (gratuita)

14h00 - Onde Nascem as ideias, de Carolina Sá (57 min)
15h20 - Mutum, de Sandra Kogut (95min)
17h15 - Poema Desentranhado de uma Nota de Rodapé, de Suzana Macedo (25 min) + Seres, Coisas, Lugares, de Suzana Macedo (50 min)
18h50 - A Terceira Margem do Rio, de Nelson Pereira dos Santos (98 min)
20h50 - Outras Estórias, de Pedro Bial (100 min)

Projeções - Diariamente aberta ao público, das 14h às 23h

Making of com pílulas
Nonada
Videoinstalação


Elenco:
Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, Leonardo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Daniel Passi, Lucas Oranmian, Elias De Castro, Balbino De Paula


Ficha Técnica:
Produção: 2+3 PRODUÇÕES
Coprodução: GLOBO FILMES, CANAL BRASIL, RIOFILME, 2+2 COMUNICAÇÕES
Em associação com: QUANTA, EFFECTS FILM, O GRIVO
Produtores: LUCAS ARRUDA e BIA LESSA
Produtores associados: GUEL ARRAES e RT FEATURES
Direção e roteiro: BIA LESSA
Figurinos: SYLVIE LEBLANC
Cenografia: BIA LESSA
Adereços: FERNANDO MELLO DA COSTA
Direção de fotografia: JOSÉ ROBERTO ELIEZER, ABC
Montagem: SÉRGIO MEKLER, RENATA CATHARINO
Música: EGBERTO GISMONTI
Trilha sonora e música original: O GRIVO
Produção musical (Egberto Gismonti) e Pesquisa Sonora: DANY ROLAND
Direção de arte: TONI VANZOLINI
Mixagem: RICARDO REIS, ABC
Supervisão de edição de som: MIRIAM BIDERMAN, ABC
Coreografia e preparação corporal: AMÁLIA LIMA
Design gráfico: TON ZARANZA

Classificação 18 anos