Aos 20 anos, ator acumula seguidores, aplausos e uma trajetória construída entre teatro, vídeo e criatividade
Por: Igor Tx
Fotos: Acervo do artista
Vinícius de Castro Alves Barbosa Dias, ou Vini, como gosta de ser chamado, é um rapaz que cativa ao se apresentar nos palcos e nos vídeos. Ao todo, seus perfis no Instagram, TikTok e Youtube acumulam mais de 10 mil seguidores que acompanham sua trajetória como ator.
Vini nasceu com Trissomia 21. Desde cedo, a família buscou garantir que ele tivesse acesso às mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento artístico que qualquer outra criança. O teatro acabou se tornando um território de liberdade criativa, onde ele se expressa com autonomia e profissionalismo.

Hoje, ele coleciona experiências, personagens e apresentações que reforçam seu lugar na cena cultural de Brasília. Mais do que um rosto conhecido nas redes, ele é um artista em constante formação - dedicado, expressivo e cheio de projetos para o futuro.
“Ele sempre demonstrou interesse em artes, mas com o teatro era especial”, contou Fabiana, mãe de Vinícius. “Então buscamos oportunidades para ele continuar desenvolvendo esse lado artístico”.

Foi em 2019 que o ator se sentiu pronto para assumir um compromisso maior com a atuação: entrou para o Espaço Cultural Mapati, em Brasília. Na instituição realizou o curso de iniciação teatral e circo, que abriu portas para suas primeiras aparições nos palcos.
Na sequência, mudou-se para a companhia de teatro Néia e Nando, também na capital federal. Como parte do grupo, atuou nas peças Tarzan (2023), Peter Pan (2023), Sonho de Uma Noite no Sertão (2024) e no musical Abracadabra (2024).
“Gosto de fazer teatro porque gosto de entrar no palco, entrar nos personagens e conhecer mais sobre as histórias. Gosto das ideias, de dar palpites e estudar os roteiros.”
Mas nem só dos palcos vivem as aspirações de Vini. Durante a entrevista com a Traços, ele revelou enxergar Roberto Gomez Bolaños, criador e intérprete do personagem Chaves, como uma inspiração de carreira.
“Quero ser diretor de cinema e ator ao mesmo tempo. Escrevo muitas histórias e sonho em poder participar tanto na direção quanto interpretando os personagens que crio. O Roberto me inspira porque vejo nele muito do que quero fazer algum dia”, disse o jovem ator.
E enquanto Vini estuda e trabalha para alcançar seus objetivos, ele vê nas redes sociais um lugar próspero para testar suas habilidades. Pelo Instagram (@omundovini) e TikTok (@mundovini), o jovem ator publica uma série de sketches e mini programas diariamente.
Os vídeos são roteirizados pelo próprio Vini e brincam com assuntos do seu cotidiano e tópicos importantes da sociedade. As pautas vão desde incentivos à inclusão até masculinidade, indicações de filmes e séries, e análises de novelas — outra grande paixão do ator. Seu canal no YouTube ainda é um projeto em desenvolvimento, mas por lá Vini pretende contar histórias mais longas. Entre os planos, estão releituras de algumas das suas novelas favoritas, com adaptações de roteiro imaginadas pelo jovem ator.
Em mais um passo importante da sua vida profissional, Vini acaba de ingressar na faculdade, neste primeiro semestre de 2026. Ele irá cursar Teatro, no Iesb, e continuará sua jornada de provar que a arte e cultura são ferramentas de inclusão e que as oportunidades devem chegar a todos.