“Palco Futuro R&B” invade a véspera do feriado para celebrar o “Dia do Charme” em Madureira!
Tá sem programa para esta véspera de feriado do Dia da Consciência Negra? Olha essa sugestão: os 44 anos do Dia do Charme serão comemorados em grande estilo, com muita música, dança e no bairro que abriga o mais famoso e tradicional baile do gênero da cidade. Estamos falando do “Palco Futuro R&B”, que chega à Arena Cultural Fernando Torres, em Madureira, nesta terça-feira!
Totalmente 0800, o evento vai rolar das 17h às 21h, abrindo espaço para a nova geração de cantores de R&B carioca, com shows de João Loroza, Thália, Isacque Lopes e Ella Fernandes. A abertura será com DJ Michell, um dos organizadores da festa. Para ele, só o fato de serem reconhecidos pelo poder público já é uma consagração. “A lei em comemoração ao Dia do Charme já foi fruto disso e, em 2013, o baile charme foi decretado como patrimônio cultural e imaterial do Rio de Janeiro. É a valorização de um trabalho iniciado na década de 80, pelo DJ Corello e muitos outros, como Fernandinho, Orlando e Loopy, que construíram verdadeiramente essa história.
De acordo com o coreógrafo, diretor artístico e ativista do Movimento Charme, Marcus Azevedo, a base do ritmo se constrói com quatro pilares: a música, a dança, a vestimenta e o comportamento. E tem também a mobilização do povo preto periférico e suburbano, principalmente os dos arredores de Madureira, das zonas norte e oeste, mas também da Baixada Fluminense. Ele acrescenta que é uma cultura com uma maneira muito particular de contemplar, ouvir e dançar a música black norte-americana. É uma mistura com o jeito carioca de viver e, a partir disso, foi construída uma outra narrativa, que ainda pode ser vista no dia-a-dia dos charmeiros, buscando uma forma elegante e cordial. Não é o fato de querer ser mais que ninguém, mas de ter um estilo de vida bem particular.
Os frequentadores exaltam a essência do Baile Charme de muita dança, coletividade, ambiente seguro e familiar, mas também sempre atento às novidades e transformações. E esse encontro de gerações se faz presente na pista e consolida a força do gênero.
Segundo DJ Michell, o público tem muito o que comemorar, porque o evento deste ano é uma prévia do que está sendo preparado para 2025. A proposta é muito maior do que apenas um baile, mas uma grande oportunidade de interação entre os adeptos do ritmo. Será um dia de celebração a um movimento tão importante e que impacta a vida de muitos negros periféricos há mais de quatro décadas. Além disso, é um momento importante para potencializar novos talentos, para que a cena do R&B Brasil se fortaleça e continue crescendo.
O projeto “Dia do Charme 2024” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo - Edital Conexões Urbanas.
Por: Angélica Cabral
Fotos: @vicmadeiraa
Serviço:
“PALCO FUTURO R&B - DIA DO CHARME”
Local: Arena Cultural Fernando Torres - R. Bernardino de Andrade, 200 - Madureira.
Data: 19 de novembro, terça-feira (véspera de feriado)
Horário: Das 17h às 21h.
Entrada: Gratuita
LINE-UP:
17h - DJ Michell
18h - Pocket Show (João Loroza, Thália, Isacque Lopes e Ella Fernandes)
19h15 - Open Mike
20h - “Baile Charme”
21h - Encerramento
TAGS: