Mostra Raízes, pontes e conexões — uma experiência MUTA

Mostra Raízes, pontes e conexões — uma experiência MUTA

Obras e mobiliário de 12 artistas brasilienses estão à mostra até dia 8 de junho

Por: Mariana Vieira

Fotos: Gilberto Cardoso

Na última quinta-feira(6), aconteceu a abertura da mostra Raízes, pontes e conexões — uma experiência MUTA no Espaço Brasília do Galpão Design. A exposição é um convite para celebrar os 35 artistas e designers que ocuparam o Anexo do Teatro Nacional de Brasília durante a Brasília Design Week - BDW de 2024.

“É uma oportunidade de trazer do plano ao quadrado; arte, design e mobilidade. Fazer com que a representatividade dos artistas que estão nas diferentes regiões administrativas do DF para que eles sejam devidamente vistos, celebrados e reconhecidos.” Lucas Caramés, Diretor do MUTA.

Com a curadoria de Cris Akanni e Hugo Pereira, a exposição reúne pinturas e peças de mobiliário produzidas por 12 artistas brasilienses: Ricardo Caldeira, Júlia Gonzales, Danilo Lima, Daniel Jacaré, Orestes Vaz, Diego Justino, Mok, Gu da CEI, Tiago Lucas, Paulo de Paula, Cris Akanni e Daniel Toys. Juntos, apresentam um panorama da produção artística que compôs a primeira edição do evento, destacando diferentes linguagens, territórios e narrativas que atravessam a arte contemporânea produzida no Distrito Federal.

Na ocasião, os artistas e apoiadores do MUTA receberam o certificado de participação na edição passada, e também foi uma oportunidade para os diretores mentores do projeto, a arquiteta e produtora Luciana Canalli e o designer e produtor Lucas Caramés pudessem apresentar o tema da edição de 2025: MUTA: Do plano ao quadrado - Arte, Design e Mobilidade.

De acordo com Luciana, O MUTA compreende a arte como ferramenta crítica e agente de transformação social, capaz de construir pontes entre realidades distintas e de intervir nos modos de ocupar e imaginar o território. “No ano passado, a mostra aconteceu no anexo do Teatro Nacional, um espaço muito simbólico da nossa cidade, porque era a antiga Secretaria de Cultura. O Teatro, inclusive, estava fechado há mais de dez anos, então foi uma ocupação muito especial para a secretaria e para a cidade”, relembra.

Ela destaca que a curadoria é muito voltada para a captação de mentes criativas que estão em diferentes eixos temáticos e em diferentes territórios do DF.

"O MUTA representa para mim uma profunda realização pessoal e profissional. Vejo-o como uma ferramenta poderosa que efetivamente transforma a vida das pessoas, o cenário urbano e a sociedade como um todo, utilizando a arte, a arquitetura, o design e a cultura como veículos dessa transformação". Luciana Canalli, Diretora do MUTA.


SERVIÇO

Raízes, pontes e conexões — uma experiência MUTA
Galpão Designer
SIA trecho 2, Sia, 915. Guará.
Até 8 de junho, de segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados das 9h às 14h.