Entre mãe e filha: A menina escorrendo dos olhos da mãe

Entre mãe e filha: A menina escorrendo dos olhos da mãe

Guida Vianna e Silvia Buarque dividem o palco em um texto contemporâneo que aborda um dos temas mais atemporais e universais do teatro


Por: Mariana Vieira
Fotos: Divulgação

Duas mães, duas filhas, duas viagens e um segredo que atravessa três gerações. Esta é a premissa da peça A menina escorrendo dos olhos da mãe, que entra em cartaz em curta temporada — 13 a 18 de maio – na Caixa Cultural Brasília.

Com texto de Daniela Pereira de Carvalho e direção de Leonardo Netto, a peça aborda um dos temas mais atemporais e universais: a relação (nem sempre fácil) entre mãe e filha. A veterana Guida Vianna contracena com Silvia Buarque, também produtora do espetáculo, dando vida à Elisa e Antônia, respectivamente. “Quando li, me apaixonei: os diálogos são afiados e tratam de assuntos espinhosos olhando direto nos olhos do público”, revela a atriz.

Guida começou sua carreira no Tablado entre 1971 e 1975. Atuou em mais de 10 novelas, 40 peças de teatro e 14 filmes. Na área teatral, trabalha como atriz, diretora e produtora. Seu último trabalho na TV foi como Maria Amália em “Rensga Hits!”.

Uma curiosidade que não passa despercebida é que Guida é amiga da mãe de Silvia, a consagrada atriz Marieta Severo. “Conheço a Silvinha desde pequena, mas é a primeira vez que estamos juntas no palco. Este é um texto contemporâneo, mas que traz luz para um tema universal e atemporal, que é essa relação entre mãe e filha”, explica.

Acerto de contas

Antônia, aos 50 anos, está num quarto de hotel com sua mãe, Elisa, a quem pouco viu ao longo dos anos. Elas tentam resgatar uma relação prejudicada pela dificuldade de Elisa em lidar com o fato de Antônia ser lésbica. Querem desmontar a “parede de gelo” que as separou por 30 anos, mas um segredo guardado por décadas paira sobre elas.

A obra se propõe a explorar as delicadezas e as dificuldades desse relacionamento tão nuclear quanto primitivo, jogando luz em questões como homofobia, lutas históricas feministas e construção de um novo lugar para a mulher na sociedade contemporânea.

“O que me é mais caro na peça é esse relacionamento com falta de intimidade entre mãe e filha, que infelizmente é tão comum, tratado de forma honesta. A peça discute adoção, aborto, homossexualidade e homofobia de maneira adulta, sem cair no melodrama.”, observa Guida.

Serviço

A Menina Escorrendo dos Olhos da Mãe
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS - Quadra 4, lotes 3/4 - Brasília DF
Data: 13 a 18 de maio de 2025
Horários: 13 e 14/05 (terça e quarta), às 17 e 20h; de 15 a 17/05 (quinta a sábado), às
20h; 18/05 (domingo), às 19h.
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia) | A partir de 10 de maio: às 9h, na bilheteria do
teatro; e às 13h, no site Bilheteria Cultural.
Classificação: 14 anos
Informações: no site da CAIXA Cultural Brasília.