MOSTRAR BARRA LATERAL
BAIXADA ANIMADA SEGUE EM OUTUBRO E NOVEMBRO
Cena de Teca e Tuti, de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego M. Doimo


Baixada Animada segue em outubro e novembro: confira as cidades e horários

A 17ª edição da Mostra Ibero-Americana de Cinema de Animação - Baixada Animada já começou, mas ainda tem muito mais para o público aproveitar! O festival, que teve início em setembro, percorre diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, levando uma seleção de curtas e longas nacionais e internacionais, sempre com sessões gratuitas.

Divulgação Baixada Animada

Em outubro, o festival passa por Niterói, Rio de Janeiro, Nilópolis e Campos. Já em novembro, a programação se encerra com exibições em Nova Iguaçu, Búzios, São João de Meriti e Paraty. O festival oferece a oportunidade de conhecer os maiores destaques da animação contemporânea, com um total de 118 curtas-metragens e quatro longas do Brasil e outros oito países, como Portugal, México, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Entre os longas exibidos, estão títulos como Bizarros Peixes das Fossas Abissais, de Marão, e Placa-Mãe, de Igor Bastos, inédito no Brasil. Os curtas-metragens também têm seu brilho, com produções premiadas como Anacleto, O Balão, de Carol Sakura e Walkir Fernandes, e o mexicano Humo, que aborda os horrores da Segunda Guerra Mundial vividos por uma criança judia.

A programação é adaptada para diferentes idades, com categorias para público livre, infantil e infantojuvenil, e os melhores filmes serão premiados com a escolha do público e do júri técnico. Além disso, a edição deste ano homenageia Andrés Lieban, criador de séries infantis como Meu AmigãoZão e Quarto de Jobi, que receberá o Prêmio Animato.

A Mostra Baixada Animada também promove atividades educativas, como palestras e oficinas em escolas e universidades públicas, e traz a Mostra AniWorld, com curtas de países fora do eixo ibero-americano, como Alemanha, Austrália, Irã e Taiwan.

Você já conhecia a Baixada Animada?

O evento surgiu em 2007, para levar o cinema de animação à região do Rio de Janeiro que tradicionalmente não tinha tanto acesso a esse tipo de produção audiovisual, a Baixada Fluminense. Começou de forma modesta, mas rapidamente cresceu, tornando-se um dos festivais de animação mais importantes do Brasil, que se destaca tanto em produções nacionais quanto internacionais.

Além disso, a mostra se tornou pioneira ao se expandir para outras cidades do estado do Rio de Janeiro, sempre com sessões gratuitas, fazendo da democratização do acesso à cultura uma de suas principais bandeiras. Essa missão de inclusão é uma marca registrada do evento desde o seu início.

Programação

O festival segue até o final de novembro, então atenção à programação para não perder a chance de assistir a essas animações incríveis.

- Niterói: Cine Arte UFF - 10 a 13 de outubro  
- Rio de Janeiro: Biblioteca Parque - 16 e 17 de outubro  
- Nilópolis: IFRJ - 18 de outubro  
- Campos dos Goytacazes: UENF/Cine Darcy - 30 de outubro  
- Nova Iguaçu: SESC Nova Iguaçu - 5 de novembro  
- Búzios: Gran Cine Bardot - 8 e 9 de novembro  
- São João de Meriti: SESC São João de Meriti - 13 de novembro  
- Paraty: Cine+ Paraty - 28 de novembro  

Entrada gratuita. Classificação etária: Livre.

Siga a Baixada Animada no Instagram