A Visita
#Teatro
Por: Dan Alves
Fotos: Murillo Basso
Texto satírico retrata a classe média ultraconservadora diante de sua cafonice e dilemas intelectuais
A Visita está em sua terceira semana em cartaz no teatro Firjan, no centro do Rio de Janeiro, e segue até o dia 8 de agosto. Com Murillo Basso na direção e Aline Klein na dramaturgia, o solo traz Carol Duarte conduzindo o público a um mergulho no adoecimento coletivo articulado pelo pensamento conservador.
Em sua estreia, Aline Klein leva para o palco uma mulher solitária em seu apartamento, que se vê diante dos dilemas promovidos pelo avanço dos movimentos ultraconservadores. A dramaturgia constrói uma caricatura da classe média que agoniza diante dos dilemas existenciais em que se encontra.
A atriz Carol Duarte faz uso de trejeitos e expressões exageradas para criar esse retrato que representa uma parcela significativa da sociedade. Sua personagem, sempre centralizada no palco, é apresentada num processo de simbiose com a cenografia, fazendo o que parece ser uma representação da imobilidade intelectual que essa camada ultraconservadora se encontra. O exagero é observado no figurino, com sobreposições de roupas que, conforme são despidas no decorrer da peça, vão externalizando junto a perversidade humana.
A iluminação surge como um elemento cênico essencial para as marcações temporais em que a personagem vai se desnudando, e mergulhando cada vez mais numa cacofonia intelectual que ela mesma parece não compreender. O caminho do humor pelo qual o texto satírico é conduzido entorpece o público com o riso.
Relacionar-se com essa obra tem um caráter controverso, visto que nos embriagamos com o cômico facilmente. Mas não podemos ignorar que a peça nos põe diante de um retrato trágico. É mais assombroso do que engraçado.
Sinopse
Uma mulher confinada em seu pequeno apartamento, em estado de abandono, recebe inesperadamente uma visita do trabalho. Ao tentar justificar sua situação, e atormentada por uma estranha presença, entrega-se à torrente de seus pensamentos e rompe com a realidade, mergulhando em um transe delirante.
A Visita, de Aline Klein
Teatro Firjan SESI Centro
Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Temporada: 1 de julho a 6 de agosto de 2024
Segundas e terças, às 19h. (12 apresentações)
Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Vendas online pelo Sympla e bilheteria local.
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos
Ficha Técnica
Atuação: Carol DuarteDireção: Murillo Basso
Dramaturgia: Aline Klein
Assistência de Direção: João Victor Toledo
Direção de Produção: Canafístula
Assistência de Produção: Gabs Ambròzia
Iluminação: Dimitri Luppi
Assistência de Iluminação: Felipe Fly
Cenografia: Stéphanie Fretin
Composição/Trilha Sonora: Muep Etmo
Técnica de áudio: Viviane Barbosa
Técnico de palco: Iuri Wander
Operador de Luz: Tiago D’Avila
Operação de Som: Gabriel Reis
Figurino: Vive Almeida
Assistência de Figurino/Acervo: Cay Minutti
Designer/Identidade Visual: Fernanda Zotovici
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Fotos: Murillo Basso