MOSTRAR BARRA LATERAL
A TRAÇOS E O SEU LUGAR NO MUNDO
Jason Lock Photography

Participação no Congresso Internacional de Publicações de Rua do INSP, no Reino Unido.

Liverpool, 09 a 12 de setembro de 2024 - A Revista Traços participou do Congresso Internacional de Publicações de Rua, que acontece anualmente em diferentes cidades pelo mundo. Dessa vez, o encontro foi sediado em Liverpool, no Reino Unido.


Organizado pela Rede Internacional de Publicações de Rua – INSP (International Network of Street Papers) – , o objetivo é reunir jornais e revistas com propósitos similares, para discutir e trocar experiências, metodologias, cases de sucesso e desafios.

O termo “publicação de rua”, não usualmente utilizado no Brasil, faz referência a veículos de imprensa que tem como objetivo primário o combate à pobreza extrema, sendo vendidos por pessoas em situação de vulnerabilidade - exatamente o que a Revista Traços faz.

E somos muitos mundo afora. Apenas registrados no INSP, são mais de 90 revistas, situadas em 35 países. No Brasil, somos 5, circulando em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Jason Lock Photography

O evento de Liverpool contou, ainda, com palestrantes de instituições parceiras e de relevância mundial, que debateram assuntos como a crise migratória internacional, as emergências climáticas que afligem o planeta e as políticas públicas para enfrentamento da miséria no mundo.

A Revista Traços teve a oportunidade de apresentar sua metodologia e abordar a utilização da arte e da cultura locais como ferramentas poderosas para a transformação social.

Jason Lock Photography

Fomos também semi-finalistas no Prêmio do INSP na categoria melhor programa de apoio aos vendedores, com nossa metodologia intitulada “A Jornada do Porta-voz”, que propõe um caminho lúdico de acompanhamento do PVC, da chegada à Traços, até o ganho de autonomia, passando por diversas etapas e celebrando cada uma delas.

Fazer parte de uma rede internacional fortalece o projeto e todos os envolvidos com ele: parceiros, colaboradores, porta-vozes. É uma oportunidade para aprender, ensinar, avaliar e inovar, sempre!

*Além de membro do INSP, a Traços também é parte do conselho diretor da Instituição.