MOSTRAR BARRA LATERAL
Traços ilumina o Monumento ao Cristo Redentor

“Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara” adota iluminação especial pelos Direitos Humanos... 

Por: Angélica Cabral 

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, foi celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, marcando o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948. E, para comemorar a data, a Revista Traços, publicação de rua que conecta cultura, arte e inclusão, fez uma parceria inédita com o Santuário Cristo Redentor... A ideia é chamar a atenção dos cariocas para a iluminação especial do Cristo, um dos maiores cartões-postais do Brasil e do mundo, para destacar a importância da luta pelos direitos fundamentais de todas as pessoas. A iniciativa traduz e ratifica a missão da Traços, que vem, há anos, transformando vidas, por meio da valorização cultural e da promoção da dignidade para populações em situação de extrema vulnerabilidade econômica e social.

Vamos contar um pouquinho da história da Traços, para quem não conhece bem... A Revista circula há 9 anos em Brasília e, há 4, no Rio de Janeiro, representando a possibilidade de uma nova chance para seus vendedores, conhecidos como Porta-vozes da Cultura. É nesse trabalho que eles encontram uma ferramenta para reescreverem suas novas histórias. A escolha do Dia Internacional dos Direitos Humanos para iluminar o Corcovado é uma espécie de convite à reflexão sobre os desafios ainda enfrentados na garantia de direitos básicos, como casa, trabalho, saúde, liberdade e educação. A erradicação da pobreza é também um pilar a ser conquistado, e nós procuramos estabelecer pontes que promovam a inclusão e a justiça social. Para Juliana Valentim, Diretora Geral da Revista Traços, “unimos forças com o Santuário Cristo Redentor para reforçar o compromisso com a construção de um mundo mais justo e solidário para todos”.

A cerimônia com a mudança da luz do monumento aconteceria no próprio dia 10, às 20h; mas, por questões meteorológicas, foi adiada para esta quinta, dia 12, no mesmo horário! A ação será acompanhada de perto pelos Porta-vozes da cultura, que terão a oportunidade de visitar o Cristo pela primeira vez.

Agora vai uma curiosidade sobre as dimensões do primeiro santuário a céu aberto do planeta: com uma altura de 38 metros, sendo 30 do corpo e 8 do pedestal, o Cristo Redentor equivale a um prédio de 13 andares. Cada braço tem uma área de 88m² e a cabeça pesa 30 toneladas. Se fosse para usar sandálias, elas teriam que ser do tamanho 530! Agora imagina essa imensa maravilha do mundo moderno com uma iluminação diferente...

Por isso, como diz a música de Cartola: “Corra e olhe o céu”... Você não perde por se emocionar!