MOSTRAR BARRA LATERAL
Rock in Rio: 40 Anos de História, Música e Transformação
Por: Angélica Cabral
Fotos: Divulgação

Vai começar o maior festival de música e entretenimento do mundo! E esta edição é ainda mais especial: são 40 anos de Rock in Rio! O evento, idealizado pelo empresário Roberto Medina, foi responsável por colocar, definitivamente, o Brasil como um celeiro da cultura para o planeta e, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro.

Os números falam por si só: com esta, já são 24 edições realizadas, mais de quatro mil artistas escalados, se apresentando para um público aproximado de 12,3 milhões de pessoas durante 141 dias de diversão. Geograficamente, houve uma expansão internacional e o Rock in Rio já aconteceu em Madrid, Las Vegas e segue firme em Lisboa.

Agora, em 2024, os fãs podem esperar uma grande festa, com shows e encontros memoráveis, cenários cinematográficos, experiências inesquecíveis, gastronomia de primeira e brinquedos que prometem criar vivências únicas dentro da Cidade do Rock. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas prevê o maior impacto econômico já visto na capital carioca, totalizando R$ 2,9 bilhões e gerando mais de 32 mil empregos diretos. E fiquem ligados nas datas em que ele vai acontecer: dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Serão sete palcos: Mundo, Sunset, Global Village, Supernova, New Dance Order, Espaço Favela e Highway Stage. Toda essa diversidade só comprova a evolução de uma história, adaptando-se às mudanças do cenário musical e às preferências do público ao longo do tempo. Se nas primeiras edições o foco estava no rock, o festival, hoje, abrange uma pluralidade muito maior de gêneros. Pop, axé, hip hop, trap, música eletrônica, samba, MPB, forró e o funk carioca encontram espaço no line-up do evento.

 

Com a combinação de grandes artistas, novas tecnologias e o compromisso com a sustentabilidade, o Rock in Rio 2024 promete ser mais do que uma celebração de quatro décadas. Será um evento que, ao olhar para o passado, traça um caminho vibrante para o futuro da música e da cultura mundial.

Para os mais nostálgicos, o festival irá resgatar memórias de outras edições, celebrando grandes momentos que marcaram sua trajetória. Ao longo dos sete dias, o público poderá reviver, de alguma forma, o sopro de liberdade que aquela juventude de 1985 buscava, expressando sua identidade por meio da música. Era um momento crucial da história brasileira, logo após o processo de redemocratização, e o impacto dessa viagem no tempo deverá encantar a todos com a magia que só um festival com esse legado pode proporcionar.

Com uma história rica em transformação, o Rock in Rio se torna um jovem quarentão com a mesma vitalidade que o consagrou como um dos maiores eventos musicais do planeta. Seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, o festival continua a inovar e a se reinventar, mostrando que a música é, e sempre será, uma poderosa força de conexão entre as pessoas. E nós estaremos lá, cobrindo tudo. Acompanhe nas nossas redes