Do samba tradicional aos sets de DJs modernos, a diversão ganha novas cores em Brasília com o Buraco do Tatu, o Ãm.bar e o Ordinário Bar
Por: Sara Barreto
Quem frequenta as noites de Brasília sabe que, recentemente, novos estabelecimentos, bares e projetos culturais surgiram para sacudir a cidade. O Buraco do Tatu, no Conic, é uma roda de samba quinzenal que conquistou os corações brasilienses e já é parada obrigatória aos domingos. Já o Ãm.bar e o Ordinário Bar, localizados no Setor Bancário, contam não só com drinks autorais e gastronomia refinada, como se destacam principalmente pela programação musical diversificada que promovem.

Todos esses espaços têm algo em comum: a participação do agitador cultural e artista Augusto Berto em suas idealizações. No entanto, ao passo que ele desenvolve e lança projetos e empreendimentos, enxerga desafios e barreiras que precisam ser superadas para que o crescimento da economia criativa no Distrito Federal aconteça. “A cultura é parte da nossa vida, é alimento para a alma. Ninguém consegue ficar sem consumir cultura, ninguém fica sem assistir a filme, sem escutar música. Esses são espaços de encontro.”
Para todos os gostos
No último ano, principalmente na Asa Norte, a disputa entre silêncio e diversão, causada pela presença de bares e restaurantes próximos às residências foi acentuada. Para Augusto, a ocupação do Setor Bancário Sul, área que hoje apresenta lotes vagos e subutilizados, é uma alternativa de amenização do problema e de reversão do esvaziamento dos espaços públicos: “No contexto Plano Piloto, não tem nenhum outro lugar onde você possa fazer alguma ocupação cultural, que é o que qualquer grande capital tem. Eu sonho que a gente, daqui a 20 anos, olhe aquele setor e ele tenha 10 casas de shows, 50 bares, teatro, livraria, cafés, roda de choro, de forró, de samba, de jazz e vire a nossa Lapa”, explica.Tendo esse sonho em vista, Augusto fundou com amigos dois bares situados no Setor Bancário Sul. Os espaços chamam a atenção pela programação musical diversa, que vai do R&B ao pagode e MPB e atrai cada vez mais público.
O Ãm.bar, tem uma agenda mensal de atrações, embalada por sets inéditos ou experimentais de DJs locais e nacionais cheios de personalidade. Já o Ordinário, recebe semanalmente artistas e grupos, especialmente de pagode, para apresentações.
Em outro polo cultural da cidade, no Birosca do Conic, o Buraco do Tatu reúne sambistas talentosos e traz para a capital a energia vibrante do ritmo que melhor representa o Brasil. Para muita gente, o domingo é um dia tedioso e desanimado. Por preceder a segunda-feira, pode significar o fim do descanso e o retorno das obrigações. Porém, com o som de qualidade, o ambiente agradável e o público alto astral, a roda de samba é a dose de ânimo ideal para começar a semana da melhor forma.
Nas redes sociais, o Buraco soma a marca de 59,5 mil seguidores; o Ãm.bar, 34,9 mil; e o Ordinário, 23,8 mil. Sem dúvidas, os números são a representação do sucesso dos projetos e revelam uma comunicação digital assertiva. Segundo Augusto, essa é a principal marca dos projetos em que está envolvido: “Estudei jornalismo e comecei a fazer pós-graduação em marketing digital. Fui aplicando o que eu sabia nessa comunicação cultural e deu muito certo. Saber comunicar é o que vai atrair muitas pessoas que vão conhecer ou vão até o show por causa da divulgação. Depois de um tempo, percebi que é um grande diferencial”, afirma.
Siga: @entrenoburacodotatu @ambar.bsb @ordinariobar
Fotos: Instagram dos bares.