MOSTRAR BARRA LATERAL
MUTA apresenta Traços na #BDW2024

Descentralização de arte e design na capital federal

Por Vinícius Brandão

Quem acompanha a Traços talvez não saiba, mas já são 94 revistas publicadas em Brasília e no Rio de Janeiro. Com interesse em recontar e repensar essa história, a edição da Brasília Design Week de 2024 recebe a exposição “MUTA apresenta Traços”, que colocou as capas das publicações à mostra.

Na exposição, localizada no Anexo do Museu Nacional da República desde 10 de julho, os visitantes são guiados por uma linha temporal das capas das revistas, desde a primeira edição até a mais recente. Os mentores do projeto, a arquiteta e produtora Luciana Canalli e o designer e produtor Lucas Caramés, idealizaram uma experiência imersiva que traça a evolução da Revista Traços ao longo do tempo.

 

Traços #1
 

Luciana e Lucas criaram o MUTA, uma plataforma de ocupação de espaços vazios ou abandonados para divulgar artistas e propor reflexões sobre design em Brasília. “O projeto surgiu por uma conexão que a gente teve. De uma paixão por esse modelo de intervenção”, explicou Luciana. 

MUTAÇÃO

Com um conceito de transformação na cabeça, Lucas já chegou com o nome pronto para Luciana. MUTA vem de mutação. Da vontade de fazer com que o projeto seja esse agente de mudança social. Tanto na parte de intervenção de espaços, quanto para a revelação de artistas de periferias. Com o conceito inicial pronto, levou apenas dois meses para a realização

Para a edição de estreia do MUTA, que acompanha a Brasília Design Week, eles chamaram o designer gráfico Hugo Pereira para fazer curadoria entre artistas da periferia do Plano Piloto. “O intuito é educar essa comunidade central de Brasília para conhecer artistas do nosso entorno que não são valorizados por galerias”, Lucas esclareceu.

Para Luciana, a exposição da revista se tornou uma peça fundamental na inauguração do projeto. “O MUTA tem esse apelo social. Então essa conexão foi perfeita pra gente. A Traços já tem esse histórico de representatividade artística. Nos baseamos nesse conceito para fazer a instalação”.

 

Foto: Hugo Moreira

 

Brasília Design Week e Movimento Brasília Cidade do Design

A exposição “MUTA apresenta Traços” saiu da ocupação no Teatro Nacional e está no Anexo do Museu Nacional da República desde 10 de julho. Lá, divide espaço com outras mostras que também compõem o Brasília Design Week, que faz parte do Movimento Brasília Cidade do Design.

A intenção é valorizar o design da capital, uma vez que ela é reconhecida como Cidade do Design pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e integra a Rede de Cidades Criativas desde 2017. Além de exposições, as atividades propostas pelos encontros oferecem oficinas, workshops e feiras – no sábado, dia 13, o encerramento oficial da BDW acontece com uma edição especial da feira Motim e do Limonada Project.

Para acompanhar as mostras, fizemos uma apresentação do que pode ser conferido atualmente:

 “Onde o Plano Encontra a Margem”

Exibe o melhor do que foi feito no DF em termos de design de produto, design de mobiliário, design gráfico e design de moda entre os anos 2022 e 2024, desde produção autoral até peças produzidas por pequenas, médias e grandes indústrias nacionais. A curadoria é de Nina Coimbra.

4 de julho a 4 de agosto no Mezanino do Museu Nacional da República

"Divisória Brasília", por Felipe Cavalcante e Bruna Zanatta
Foto: Thaís Mallon

 

 “Conexão Brasília”

Usa a cidade como base para discutir o design por um viés político. A exposição tem propostas que discutem as diferentes formas de fomento para o design. O foco do curador Dimitri Lociks é a importância das parcerias entre entidades públicas e privadas.

4 de julho a 4 de agosto no Mezanino do Museu Nacional da República

  

“Collabs + Creative Films”

Traz projetos e propostas de seis duplas de designers que foram provocados a fazer trocas e misturas de técnicas e linguagens. A produtora audiovisual Claraboia Filmes realizou filmes curtos que mostram tanto o processo dessas trocas, quanto fazem partes das exibições delas.

4 de julho a 4 de agosto no Mezanino do Museu Nacional da República


Mostra de Trabalhos no Campo do Design - Universidade: Católica e Instituto IFB

Apresenta as exposições “Como Pensam as Imagens”, da Universidade Católica de Brasília, e “Design e Sustentabilidade”, do Instituto Federal de Brasília de Samambaia. A primeira busca refletir os processos e mensagens que imagens e fotos podem trazer. Enquanto a segunda trabalha com peças com o chamado Ecodesign.

9 a 12 de julho no Anexo do Museu Nacional da República

"Casa do Pássaro"