MOSTRAR BARRA LATERAL
Cultura é um alimento que, quando bem servido, liberta!

Cultura é um alimento que, quando bem servido, liberta!

 

Por: Maíra Valério
Colaboração: Larissa Montel
Fotos: Kelton

Está dada a largada ao festival mais legal do Distrito Federal! Entre 04 e 08 de outubro, de quarta-feira a domingo, acontece a 6ª edição do Festival COMA – Consciência, Música e Arte em local inédito: no Centro Cultural Banco do Brasil
(CCBB) de Brasília. Este ano, o evento reforça os laços que partilha com a Revista Traços e promete muita música, arte, teatro, cinema, debate e a consolidação da ideia de que cultura é uma importante ferramenta de transformação social.


Nesta quarta-feira (04), a abertura do festival trouxe destaque para a importância de se valorizar e destacar a cultura brasileira, o alimento de nossa alma. O Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, afirmou que acompanhou o COMA em todos os seus estágios, desde sua concepção: já esteve no evento como público, como parlamentar e, hoje, no papel de Secretário de Cultura. Ele acrescentou estar muito feliz com esse momento de retomada da cultura que, mesmo sempre tão atacada, se manteve firme – e agora conta com um Ministério da Cultura com investimento, trabalho e política pública. “Isso nos dá a certeza de um horizonte muito promissor não só para a cultura do DF, mas do nosso país”, declarou.


Representando esforços do COMA em criar ambientes permanentes de intercâmbio entre artistas e produtores culturais de Brasília com o Brasil, e de Brasília com o mundo, o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Khamarianakis, também esteve presente na noite de abertura. Ele disse que, embora diplomatas e embaixadores trabalhem todos os dias para fortalecer relações entre países, quem mais aproxima e conecta os povos são os artistas e a cultura. Atualmente, o Canadá é um dos países de maior parceria com o festival.


Em nome de toda a equipe, a diretora geral do COMA, Michelle Cano – que é também diretora geral da Traços – agradeceu a todos os que possibilitaram com que esse sonho coletivo pudesse seguir sendo realizado. Ela enfatizou, ainda, que a coletividade está nas bases do festival desde o seu nascimento, bem como a paixão, o propósito e a consciência.


Para concluir com brilho as conversas da noite, a Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes, e a chef e comunicadora Lili Almeida realizaram uma importante troca a partir do tema “Cultura, alimento para alma”. Para a Ministra, o COMA é de Brasília, mas irradia possibilidades e encontros, nacional e
internacionalmente. “É muito bom quando a gente consegue promover e dar sequência à ações assim”, pontuou.


Ela acrescentou, ainda, que entende as dificuldades do setor cultural no Brasil, área que é também vibrante e repleta de prazeres, e enfatizou que o Ministério da Cultura está produzindo ações para potencializar os festivais do país, incluindo os de pequeno e médio porte, que costumam encontrar mais barreiras. “Festival é uma palavra aglutinadora, a gente fecha os olhos e já dá aquela alegria”, exclamou.

A chef e comunicadora Lili Almeida contou que desde que começou a trabalhar com internet, resgatou dentro dela uma pessoa que estava meio adormecida. Hoje, ela busca não apenas alimentar as pessoas com os pratos que desenvolve, mas tudo o que escreve e fala tem também a intenção de ser um alimento para o outro. Ela e a Ministra concluíram que cultura é um alimento que, quando bem servido, liberta.


O dia contou também com show emocionante da banda Francisco El Hombre encerrando os trabalhos e preparando o público para a maratona de atividades que estão vindo aí. Quinta e sexta, o CCBB será tomado por conferências, mentorias, debates, shows e A FESTA DAS FESTAS e, no fim de semana, atrações musicais para todos os gostos sobem nos palcos do COMA. Tudo isso com muitas atividades paralelas incríveis, como teatro e uma parceria inédita com o In-Edit, festival internacional de documentários de música.


Confira a programação completa no site do Festival COMA:
www.festivalcoma.com.br