Festival COMA 2023: sucesso total!
Festival COMA 2023: sucesso total!
Por: equipe Traços
Fotos: Thaís Mallon
O Festival COMA 2023 foi um grande sucesso e proporcionou uma experiência única para todos os presentes, com muita arte, música e consciência! Este domingo (8), último dia de apresentações, foi marcado por uma série de shows que deixaram o público extasiado. Fechando a noite, o Baiana System, participando pela segunda vez do festival, levantou poeira e colocou todo mundo para dançar, sem deixar também de levantar importantes bandeiras em prol de questões indígenas. Histórico!
O evento contou com quatro palcos: Palco Fluxo, Palco Mágico, Palco Sul e Palco Norte. Durante todos os dias de festival, pratas da casa brasiliense e nomes conhecidos por todo o território nacional passaram por eles, mostrando que o Brasil é um potente território de cultura e criatividade. Neste domingo, teve música pra todos os gostos: o indie rock de YPU, a Roda de Samba do Miguelzinho, a malemolência de Toto de Babalong + Casa de Abloh, o rap de Katu Mirim e a animação da Orquestra Alada.
Atrações como Larissa Umaytá, Julie Neff (CAN), Ellefante + Saudade e Melly encantaram a plateia com suas performances. Vanessa Moreno, nome apontado como destaque na música brasileira atual, fez um show elegante e impecável. Boogarins e Gaivota Naves empolgaram o público e 7 Na Roda + Teresa Lopes e Siba roubaram a cena.
Assim como a Traços, o COMA reforça a ideia de que a cultura é uma importante ferramenta de transformação social e inclusão. O festival, desse modo, se mostra um rico ambiente de intercâmbio entre artistas e produtores culturais de Brasília com o restante do Brasil e do mundo. Além de música, o evento contou com uma programação diversificada, incluindo arte, teatro, cinema (em uma parceria inédita com a mostra de documentários musicais In-Edit) e os debates da Conferência COMA. Foi contabilizado um público de quase 14 mil pessoas durante todos esses dias de encontro e celebração da cultura.
Para além da programação musical e artística, o “localismo” foi também incorporado na praça de alimentação e nas bebidas do COMA. O festival contou até mesmo com rótulo próprio de cerveja, elaborado pela Cruls, premiada cervejaria do Distrito Federal, entre outras bebidas artesanais e com ingredientes locais.
A equipe Traços esteve em peso no evento, incluindo os Porta-Vozes da Cultura, aproveitando toda a programação e partilhando momentos incríveis de troca. A edição 73 da Traços Brasília, lançada recentemente, traz um laço com o festival em suas páginas, com matérias que se aprofundam em histórias de artistas presentes nesta edição do COMA e curiosidades. Cerca de 150 revistas foram vendidas no evento, multiplicando propósito, cultura e transformação social.
O Festival COMA é um evento que ocorre anualmente no calendário da capital federal e a 6ª edição aconteceu entre os dias 4 e 8 de outubro e já deixou saudades.