MOSTRAR BARRA LATERAL
Atuando em rede INTERNACIONAL

TRAÇOS INTERNACIONAL:

 

Por: Barbara Noleto

 

A Revista Traços faz parte do INSP, a organização internacional das publicações de rua. As publicações de rua (street papers, no termo original) são revistas e jornais vendidos por pessoas em situação de vulnerabilidade pelo mundo – as primeiras datam o fim dos anos 80.

Hoje, são mais de 90 revistas, em 35 países diferentes (e cerca de 25 idiomas), que tem como objetivo gerar renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social (desabrigados, imigrantes e afins). Cada publicação aborda assuntos diferentes e possui seus próprios formatos de trabalho e fontes de recursos, mas todas compartilham do mesmo propósito: ajudar no combate à pobreza e fome no mundo.


‌Mas como funciona?


Cada publicação tem o seu modo de fazer. Algumas tem os próprios vendedores responsáveis pela produção da publicação. No nosso caso, temos jornalistas responsáveis por buscar histórias e escrever cada edição. Os vendedores ligados à publicação de rua adquirem uma quantidade de revistas, para que vendam na rua e em espaços designados. Alguns deles têm suas histórias contadas pelos jornalistas, na sessão 3x4 da revista.

E tem uma galera se esforçando para que isso dê certo, pessoas que cuidam do financeiro, do jurídico e de outras pessoas. Assim formamos uma corrente de transformação social.


União e resultado internacional


A partir de 1994, as Publicações de Rua – como a Traços – passaram a se reunir no INSP (Rede Internacional de Publicações de Rua). Desde então, mais de 350.000 pessoas foram auxiliadas por programas similares. Já são mais de 1.350 cidades que contam com ao menos uma publicação de rua. E o INSP conta com 3,2 milhões de leitores ao redor do mundo.

O comitê do INSP é formado por 8 pessoas que articulam e organizam o movimento internacional, visando dar suporte para novas publicações de rua e que revistas existentes conquistem estabilidade e expandam. Hoje, a Revista Traços está no comitê, representada pela nossa Diretora de Redação Juliana Valentim, eleita em 2022. Representamos a América do Sul e o Brasil, com comprometimento e dedicação.


Nacionalmente


No Brasil, temos algumas parceiras que também participam da mesma luta, como a Revista Ocas, em São Paulo, a Aurora da Rua em Salvador e o Jornal Boca de Rua, em Porto Alegre.


América Latina


A ideia da Revista Traços começou como uma pequena semente, plantada quando nossos diretores conheceram em Buenos Aires a Hecho en BA
– a primeira publicação de rua com que tiveram contato. Além disso, a família latina ainda conta com: Al Margen e La Luciérnaga (ambas na Argentina), La Calle (na Colômbia), Mi Valedor (no México), Peatón (no Peru) e La Callejera (no Uruguai).

Seguimos juntos, escrevendo as páginas de um novo futuro!
Nós, da Traços, temos muito orgulho de fazer parte de tudo isso.


Venha fazer parte da transformação social com a gente!