Poesia em Niterói: conheça o "Literatura Na Varanda"
Como a poesia de Caetano Veloso: “tudo é métrica e rima, e nunca dor”
Você gosta de ler? Então, deveria conhecer o “Literatura na Varanda”, um projeto idealizado por Tânia Roxo e Winter Bastos, que promove eventos literários com destaque nas obras de grandes escritores nacionais e estrangeiros.
Os encontros acontecem predominantemente em Niterói, um sábado por mês, sempre no formato de rodas de conversa, como deve ser um bate-papo entre amigos. E o melhor: são abertos a todos que valorizam a escrita, viabilizando também a expressão de novos talentos.
Em média, 15 a 20 pessoas participam dos eventos, que têm entrada franca. A divulgação de cada nova edição é feita pelo Instagram e através do WhatsApp, com contatos diretos a poetas cadastrados de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro. Geralmente, em toda rodada, um professor é convidado para falar sobre determinado autor.
Entre os nomes já debatidos, estão: Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Cora Coralina, Elisa Lucinda, Euclides da Cunha, Franz Kafka, Graciliano Ramos, Hilda Hilst, James Joyce, Lygia Fagundes Telles, Lima Barreto, Marina Colasanti, Mário Quintana, Manoel de Barros, Monteiro Lobato, Nelson Rodrigues, Paulo Leminski, Vinícius de Moraes e William Shakespeare.
Vale ressaltar que o Literatura na Varanda começou em 2016 e, seis anos mais tarde, passou a promover também saraus, inclusive no Rio, totalizando nove deles até agora. Para quem não conhece, sarau é uma espécie de evento cultural em que as pessoas compartilham diversas expressões artísticas, como artes plásticas, música, dança e teatro.
Se você está se perguntando se existe um ponto fixo para essas rodas de conversa, a resposta é: de um ano para cá, sim... Na Biblioteca Parque de Niterói, um lugar que abre espaço para eventos literários, oficinas de poesia e atividades para crianças. Antes disso, já foram palcos das reuniões: o Parthenon Centro de Arte e Cultura, o Auditório Amaury Pereira Muniz da Fundação Municipal de Educação de Niterói, e o Espaço Multi (ambos no Centro), o Curso Animator (Ingá), a Scuola di Cultura (São Francisco) e o Centro de Artes UFF (Icaraí). Este último tem até uma curiosidade, porque ajudou a batizar o projeto.
Quer saber como surgiu o nome? Pois bem... O primeiro evento aconteceu justamente na varanda do Centro de Artes da UFF, que já sediava o Clube de Leitura Icaraí. Na ocasião, Tânia e Winter se reuniram com outros três amigos: o jornalista e professor Márvio Câmara, o escritor Cícero Leitão e a profissional de marketing Ana Carolina Padrão, e a ideia foi lançada no ar... O mais bacana é que ainda ficou como algo metafórico, já que “varanda” é aquilo que se abre para o mundo; está entre o universo particular da leitura e aquilo é externo, para além do fato de que a localização geográfica era de uma varanda realmente.
Como toda manifestação cultural deve ser louvada, especialmente as que evidenciam mulheres, em novembro de 2022, esses mesmos amantes dos livros promoveram a feira literária “Um grande dia em Niterói”, na Biblioteca Parque, com autoras da região. Esta iniciativa foi resultado do engajamento no movimento “Um grande dia para as escritoras”, que nasceu em São Paulo, em junho daquele ano. A ação se expandiu, virou um livro com 53 fotografias e alcançou diversas cidades do país e do exterior, onde 2300 autoras se reuniram para fotos coletivas.
Da inspiração do sucesso do movimento, aconteceu uma parceria com a editora Vira-tempo e foram publicadas três antologias: uma de poesia, uma de crônicas e uma de contos. Atualmente, os exemplares estão esgotados. Quem quiser adquirir, precisa entrar em contato com a editora.
Por tudo isso e muito mais, que exemplos como o dos idealizadores do “Literatura na Varanda”, Tânia Ribeiro Roxo, de 52 anos, jornalista, poeta e produtora do projeto, e Winter Bastos, com 50 anos, servidor público estadual, escritor e mestre em Letras, possam ser seguidos e que outros apaixonados por cultura se inspirem! Até lá, sigam o perfil @literaturanavaranda.niteroi.rj e participem dos próximos eventos!
Por: Angélica Cabral
Fotos: Divulgação