Judy: o arco-íris é aqui

Judy: o arco-íris é aqui

Luciana Braga e a estrela americana “Judy Garland” voltam aos palcos do Rio.

A Revista Traços esteve presente no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, para assistir “Judy: O Arco-íris é Aqui”, e a impressão foi a melhor possível! A atriz Luciana Braga esbanja talento, carisma e simpatia no solo musical que entrelaça sua vida com a de Judy Garland. O texto e a direção são de Flávio Marinho, e o espetáculo volta ao Rio para encerrar a circulação nacional de muito sucesso, que começou também aqui na Cidade Maravilhosa.

A temporada iniciou em meio à pandemia e contabiliza dois anos e meio em cartaz, deixando todos os envolvidos neste trabalho com a sensação de dever mais do que cumprido, após lotar plateias em diversos estados do Brasil. Agora, tanto os fãs, quanto o público que ainda não conseguiu conferir a peça, terão até o dia 29 de novembro para se deliciar com o que é apresentado no palco, que tem o acompanhamento dos músicos Liliane Secco e André Amaral.

Lembrando que a montagem abriu suas cortinas pela primeira vez no dia do centenário da lendária atriz e cantora americana Judy Garland, e hoje carrega na bagagem alguns prêmios merecidíssimos: o de Melhor Atriz para Luciana Braga, na Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA) 2023; e de Melhor Texto para Flávio Marinho no Prêmio APTR de Teatro e também pela FITA.

O espetáculo mistura a biografia de Judy Garland com a de Luciana Braga, que interpreta, canta e conta sua história pessoal, num passeio entre passado e presente, ficção e realidade, mostrando a incrível capacidade do ser humano em se reinventar e descobrir que, assim como Judy, “O arco-íris é aqui” e permanece vivo dentro de todos nós.


Ao fim da sessão da última sexta-feira, Luciana conversou com a Traços e se declarou vitoriosa depois dos resultados tão positivos de um musical que resistiu à pandemia de Covid-19, à falta de patrocínio e ainda teve reconhecimento de público e de crítica. A preparação para viver uma personagem tão intensa foi semelhante à de um atleta, com direito também a um ano e meio de aulas de canto com o professor Felipe Abreu.

Para o autor e diretor Flávio Marinho, existe uma identificação da plateia com as duas vidas retratadas ali (a da atriz e a de Judy), porque, como elas, todo mundo ama, casa, separa, trabalha, é demitido, tem pai que morre, mãe que atrapalha.... Quer dizer, artista ou não, no fundo, as pessoas são iguais.

Mais que um espetáculo, “Judy: O Arco-íris é Aqui” é uma celebração múltipla: da intensa e extenuante vida de uma das artistas mais plurais do showbizz americano; de uma atriz brasileira que, apesar da cara de menina, já tem 37 anos de carreira e está em sua plena potência criativa; e a de um diretor renomado que, mais uma vez, acerta em cheio no texto e na escalação do seu elenco.

Por:  Angélica Cabral
Fotos: Beti Niemeyer

Serviço:
Espetáculo: "Judy: o arco-íris é aqui".
Local: Teatro Vannucci – 3º Andar | Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52.
Temporada: Até dia 29 de novembro de 2024.
Horários: Quartas e quintas-feiras, às 19h30; e sextas-feiras, às 17h.
Duração: 90 minutos.
Venda: na bilheteria do teatro ou pelo site da Sympla.
Classificação: 12 anos.