Espetáculo “Agora Inês é Morta” ganha os palcos de Brasília e Rio de Janeiro
Política, conflito e um amor que ultrapassa as barreiras do além.
Em cartaz em Brasília e, em breve, em terras cariocas, a peça "Agora Inês é Morta" narra o amor trágico entre Inês de Castro e Dom Pedro I de Portugal, uma história marcada pela intensidade dos sentimentos e pelas consequências políticas da época.
Dirigida por Adriana Nunes, com texto de Claudio Torres Gonzaga, a obra é inspirada em registros históricos e relatos psicografados por Chico Xavier, trazendo uma visão espiritual da trajetória de Inês.
O enredo se passa no século XIV e explora o drama da execução de Inês, ordenada por Dom Afonso IV, pai de Dom Pedro. Após sua morte, Inês, já no plano espiritual, tenta apaziguar o coração de Pedro com o apoio de Santa Isabel, avó de Pedro. Ela busca reconciliar pai e filho e devolver a paz ao reino de Portugal, onde o amor proibido entre ela e Pedro gerou intensos conflitos políticos e familiares.
Ao se tornar rei, Pedro I decide honrar sua amada falecida de forma grandiosa: organiza uma cerimônia de traslado do corpo de Inês entre Coimbra e Alcobaça, culminando em sua coroação simbólica como "Rainha Morta". Esse gesto se torna um marco de devoção e uma forma de Pedro desafiar as convenções da época, eternizando o amor que ambos compartilharam.
A criação do espetáculo envolveu uma ampla pesquisa feita por Fernando Bueno, Adriana Nunes, Marcello Linhos e Ricardo Junqueira em cidades portuguesas como Porto, Coimbra, Alcobaça e Lisboa. Eles buscaram entender mais profundamente os cenários e personagens históricos da trama, além de consultarem obras literárias sobre Inês de Castro, incluindo versos de poetas como Bocage e Camões e relatos do livro psicografado "Mensagens de Inês de Castro".
A classificação indicativa é *Não recomendado para menores de 12 anos.
Mais informações pelo: www.instagram.com.br/agorainesemorta
FICHA TÉCNICA
Autor: Claudio Torres Gonzaga
Direção: Adriana Nunes
Elenco: Adriana Nunes, André Deca e Rosanna Viegas
Diretor de pesquisa: Fernando Bueno
Trilha sonora original e iluminação: Marcello Linhos
Cenário e figurino: Nello Marrese
Adereços: James Fensterseifer
Fotos: Rayssa Coe
Apoios: Belini e Correio Braziliense
Realização: DECA Produções
EM BRASÍLIA
Local: Teatro Brasília Shopping
Endereço: SCN Quadra 05 - Asa Norte, Brasília - DF, 70655-775
TEMPORADA PRORROGADA
Dias e horário: 05, 11 e 12 de novembro - 20h
NO RIO DE JANEIRO
Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 Gávea Rio de janeiro
Dias e horário: 27 e 28 de novembro - 20h