Educação antirracista: um debate sobre comunicação e transformação social em Brasília

Educação antirracista: um debate sobre comunicação e transformação social em Brasília
Encontro desenvolvido pelo Projeto SETA, durante a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, reunirá especialistas para discutir a mobilização social como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa.

A educação é a base para a construção de uma sociedade justa e igualitária. No entanto, para que ela cumpra seu papel transformador, não basta apenas garantir o acesso à escola; é preciso que o ambiente educacional seja um espaço de desconstrução de preconceitos e de valorização da diversidade. Nesse contexto, a luta por uma educação antirracista transcende os muros da sala de aula e se torna uma ferramenta poderosa para a transformação social.

Ao combater o racismo estrutural desde a formação de crianças e jovens, promovemos o reconhecimento e o respeito pela história e cultura afro-brasileira e indígena, construindo uma identidade nacional mais rica e plural. Uma educação que se posiciona ativamente contra a discriminação racial não apenas repara dívidas históricas, mas também capacita as novas gerações a identificar e desafiar as desigualdades.

É com o objetivo de fortalecer essa agenda que, no próximo dia 16 de setembro, Brasília será palco do debate “Comunicação e Mobilização Social pela Educação Antirracista”. O evento, organizado pelo Projeto SETA em paralelo à V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), acontecerá às 19h no Hub Peregum.

Apesar de a legislação sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) existir há mais de duas décadas, sua aplicação efetiva ainda é um desafio. "Precisamos de um trabalho concreto com o envolvimento de toda a sociedade para que de fato a legislação para ERER seja cumprida, avaliada e monitorada", afirma Naiara Evangelo, Especialista de Comunicação do Projeto SETA.

O painel contará com a presença de nomes importantes na luta racial e na educação, como a jornalista Midiã Noelle, a deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), o secretário nacional Cledisson Júnior (MIR) e a publicitária Petz Antunes. Eles discutirão desde o uso de storytelling e redes sociais para engajamento até os desafios impostos por vieses algorítmicos e discursos de ódio.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço:
  • O quê: Evento “Comunicação e Mobilização Social pela Educação Antirracista”
  • Quando: 16 de setembro (terça-feira), às 19h
  • Onde: Hub Peregum (SHIS QI 27, Conjunto 6, Casa 6 – Lago Sul, Brasília – DF)
  • Inscrições: https://l1nk.dev/66AlQ