MOSTRAR BARRA LATERAL
Cineasta brasiliense Carol Matias lança Circularidades, mapa da reciclagem popular

Web série teve lançamento no Teatro Paulo Autran, em Taguatinga; os episódios serão disponibilizados semanalmente no Youtube

Reconhecida por seu trabalho em documentários de cunho socioambiental, a diretora brasiliense Carol Matias retorna à cena cultural com seu mais novo projeto; Circularidades: mapa da reciclagem popular.

Em 2020, Carol foi aclamada com o Prêmio SESC Panorama Nacional, que elegeu seu documentário No rastro das cargueiras como o melhor filme do DF, e com o Prêmio Pierre Verger de filmes etnográficos, consolidando seu nome como uma das principais vozes no documentário brasileiro com enfoque ambiental e social.

Agora, com Circularidades, lançado no Teatro Paulo Autran em Taguatinga no dia 7 de novembro, Carol aprofunda sua investigação sobre a vida e os desafios dos catadores de recicláveis, trabalhadores essenciais para a sustentabilidade nas cidades.

Fotos: Rodrigo Cabral e Raissa Azeredo


Desenvolvido em colaboração com Igor Z. Cerqueira, que também assina a co-direção e roteiro, Circularidades explora as trajetórias dos catadores nas regiões administrativas de Taguatinga, Guará, Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires. A websérie, que estreia no dia 14/11 no YouTube com episódios lançados semanalmente, traz uma perspectiva humanizada e sensível desses trabalhadores, muitas vezes invisibilizados, mas que desempenham um papel indispensável na economia circular.

Para Carol, Circularidades é mais do que um projeto audiovisual; é um meio de educação e sensibilização. "Os catadores são trabalhadores que devem ser reconhecidos como tal: imprescindíveis para as cidades e para o meio ambiente", ressalta a diretora.

"Não podemos continuar fingindo que o problema socioambiental é de quem trabalha, quando na verdade é da sociedade que produz uma quantidade escandalosa de lixo e pobreza."

Foto: Mariana Vieira


A estreia no Teatro Paulo Autran foi aberta ao público e contou com a presença de estudantes de escolas públicas, membros da equipe de produção e personagens retratados na série. Natalina, uma catadora autônoma de Arniqueiras e uma das protagonistas de Circularidades, comemorou a chance de contar sua história: "Foi muito bom participar. Através do filme vamos poder mostrar nosso trabalho. É bom saber que tem alguém olhando para a gente."

Fotos: Matheus Chaves

Além dos episódios, o projeto conta com um site interativo que disponibiliza mapas das regiões mapeadas, conectando catadores, cooperativas e empresas engajadas na economia circular. A iniciativa visa facilitar a comunicação e a visibilidade desses trabalhadores, ajudando-os a estabelecer novas parcerias e conscientizar a população sobre a importância de seu trabalho. Para colaborar com mais informações para o mapa, como dados de catadores que queiram ganhar uma vitrine para o seu trabalho, envie um e-mail para alocircularidades@gmail.com ou entre em contato Instagram: @mapacircularidades.

Após a exibição, uma roda de conversa reuniu diretores, personagens e o público para uma discussão sobre a reciclagem popular e os desafios enfrentados pelos catadores. A atividade faz parte da proposta de Circularidades, que além de documentar, deseja dialogar com a sociedade e criar um espaço de conscientização.“É fundamental que a sociedade reconheça a importância dos catadores na cadeia econômica da reciclagem como prestadores de serviço que merecem todo o reconhecimento e condições dignas para realizarem este trabalho", observa Carol.

Circularidades reflete a visão da Meka Audiovisual, produtora fundada por Carol Matias, de dar voz a grupos muitas vezes ignorados pela sociedade e promover a inclusão em questões socioambientais. 

 Por: Mariana Vieira

Serviço:
Circularidades: mapa da reciclagem popular
Site: https://mapacircularidades.com.br/
Lançamento dos eisódios: quintas-feiras, no canal do Youtube Meka Audiovisual Instagram: @mapacircularidades