Amanda Magalhães, um furacão em forma de mulher
Uma nova e swingada voz vem tomando de assalto os ouvidos e os corações dos brasileiros... Guarde esse nome: Amanda Magalhães! É ela quem canta a faixa autoral “O amor te dá”, sucesso da trilha sonora de “Mania de você”, novela que ocupa o horário nobre da grade da TV Globo. A canção não só é uma das mais tocadas do folhetim, como da atualidade. Segundo a artista, isso é uma baita conquista, porque fazer música independente no Brasil é uma peleja e conseguir acessar contextos de alta visibilidade como este não é tarefa fácil.
Carioca da gema e cria de Madureira, além da geografia, ainda conta com o ritmo e a influência da música negra no DNA. Mas foi essa mesma genética que a levou para São Paulo, onde aconteceu um start em sua vida profissional. A mudança para a capital paulista, há 20 anos, foi proposta por William Magalhães, seu pai, que era produtor e arranjador, e queria retomar o projeto da Banda Black Rio, fundada por seu avô, Oberdan Magalhães, em 1976. Surgia ali a terceira geração de talentos numa mesma família.
Fazendo um balanço do que ela vem realizando, a resposta não poderia ser outra: uma artista múltipla, em plena ascensão de tudo! É cantora, compositora, DJ, produtora musical e atriz. Amanda carrega na bagagem os álbuns Fragma e Maré de Cheiro. O primeiro foi um pontapé inicial bem importante na carreira de compositora, já que escreveu, arranjou e produziu todas as faixas, e ainda contou com as participações luxuosíssimas de Seu Jorge e Liniker nesse trampo. Assim como em “Maré de Cheiro”, seu mais recente disco, teve a colaboração de grandes nomes da MPB, como a cantora Assucena, As Filhas de Baracho, Lurdez da Luz, Tuto Ferraz, etc.
Os números e a versatilidade impressionam! Atualmente, são mais de 10 lançamentos, que já somam 10 milhões de plays somente no Spotify.
Este ano, Amanda também teve uma experiência no cinema internacional, vivendo Maria no longa “Meu amigo Pinguim”. A história, baseada em fatos reais, foi gravada em Ubatuba (litoral de SP), Rio de Janeiro e na Argentina. Dirigido por David Schurmann, o filme tinha no elenco também Adriana Barraza e Jean Reno. A estreia mundial aconteceu nos meses de agosto e setembro.
Das telonas para as telinhas, assinou, junto ao produtor Tejo Damasceno, a trilha sonora original de “Os quatro da Candelária, série da Netflix. A produção nacional tem direção de Luís Lomena e estreou no streaming no último dia 30 de outubro. Ela fez ainda a produção musical de todos os episódios de “Quem não pode se sacode”, talk show que foi ao ar no canal GNT, comandado pela dupla Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank.
Já o boom na jornada digital começou com o post de um vídeo, onde remixava uma cena de novela. Isso foi há cerca de um ano e era para ser uma piada interna... Quando viu, tinha um monte de gente se divertindo junto e já tinha viralizado. Ela tomou gosto pela coisa e começou a produzir conteúdos unindo música e humor. Resultado: as viralizações não pararam mais. Nesse caminho, foi se redescobrindo com uma audiência e uma linguagem novas, tudo trazido pela internet.
Se você está se perguntando o que esperar dessa artista tão plural em 2025, Amanda Magalhães já respondeu que pretende voltar ao estúdio para pensar um novo disco. Ah! Ela quer estrear um show novo também! A galera nas redes tem pedido pelo espetáculo dos memes musicados… Segundo ela, seria um grande surto (dos bons!).
Vamos aguardar e conferir?!
Siga Amanda no Instagram e Spotify
Por: Angélica Cabral
Fotos: Divulgação