A Sala Martins Pena volta a receber espetáculos musicais da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional todas as quintas-feiras; confira o repertório de hoje (13)
Por: Sara Barreto
Fotos: Agência Brasília
A programação do Teatro Nacional Cláudio Santoro, reaberto após 11 anos, volta a compor o calendário cultural de Brasília aos poucos. A partir de agora, sempre às quintas-feiras, 20h, os concertos da Orquestra Sinfônica retornam ao palco do teatro que os deu origem. Os ingressos são gratuitos mediante retirada e conforme a lotação do espaço.
“A abertura da temporada no dia seis de fevereiro teve as expectativas superadas. Um excelente resultado artístico, decorrente da qualidade da Orquestra e Solista, além do grande fluxo de público que superlotou a casa e trouxe de volta todo o glamour e energia que a música de concerto traz em suas performances”. Maestro Cláudio Cohen.

Hoje (13), o repertório apresentado exalta a Música Popular Brasileira. O MPB Sinfônico traz releituras e interpretações de grandes clássicos nacionais, guiados pela Orquestra Sinfônica, com arranjo e regência de Fernando Morais, e solos dos músicos Moisés Alves, trompetista; Ademir Junior, saxofonista; e Leonel Laterza, cantor.
Dentre os sucessos selecionados para a noite, estão músicas de Elis Regina, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Chitãozinho e Xororó e muito mais. “O público pode esperar execução de alto nível, conteúdos musicais de qualidade e diversidade que certamente agradará aos presentes na audiência”, afirma o maestro.
Reinauguração
Após um extenso processo de restauração, a reinauguração da Sala Martins Pena, no dia 18 de dezembro de 2024, marcou a reabertura do Teatro Nacional Cláudio Santoro depois de 11 anos fechado.
“Retornar ao Teatro Nacional Cláudio Santoro é uma enorme alegria e satisfação. Estar em um palco todo reestruturado com melhores condições vai permitir que a Orquestra Sinfônica possa qualificar ainda mais as qualidades técnico musicais”, explica Cohen.
Os trabalhadores que participaram das obras do teatro foram os primeiros a assistir a um espetáculo na Sala Martins Pena, que passou por modernização e readequação para cumprir as normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade, e que hoje conta com 478 lugares.
O Teatro Nacional fica localizado no Setor Cultural Norte, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. O espaço é um marco do Eixo Monumental e foi durante muito tempo o principal equipamento cultural de Brasília.
Repertório completo (13/2)
-
Aquarela do Brasil – Fantasia para Orquestra (Ary Barroso)
-
Canções Praieiras (Dorival Caymmi)
-
Mercedita (Ramon Sixto Rios)
Solo de trompete: Moisés Alves
-
Cartola, Luiz Gonzaga, Edu Lobo, Chitãozinho e Xororó, Elis Regina e Ivan lins
Solo de saxofone: Ademir Junior
-
Estação da Luz (Alceu Valença)
-
Trocando em Miúdos (Chico Buarque)
-
Eu te amo (Chico Buarque)
Arranjos e Regência: Fernando de Morais
Serviço
Dia: 13 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Sala Martins Pena – Teatro Nacional Cláudio Santoro
Retirada de ingressos: www.ingressodigital.com
1º lote: quarta-feira a partir das 18 horas
2º lote: quinta-feira a partir 12 horas (meio dia)
limitado a 2 ingressos por CPF
Abertura dos portões:
19h30 – Idosos, PCD e convidados
19h45 – Público geral
Faixa etária mínima: 7 anos
Para mais detalhes, acompanhe o Instagram @orquestrasinfonicatncs ou o site Orquestra Sinfônica Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) – SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA