O Rio de Janeiro ganhou um novo roteiro turístico inspirado no mais brasileiro dos ritmos. Batizado como “Caminhos do Samba”, o objetivo é promover a economia local, celebrar a ancestralidade e fortalecer o turismo internacional e doméstico na Cidade Maravilhosa.
Por: Angelica Cabral
Fotos: Agência Brasil
A iniciativa foi lançada pela Embratur e teve a curadoria de Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do Trem do Samba e da Feira das Yabás; da Diáspora Black, que promove e valoriza a memória negra; e de Karol Duarte, da operadora de turismo Guiadas Urbanas. A rota passa por 10 pontos do bairro de Oswaldo Cruz, que vão fornecer ferramentas interativas em lugares marcados pela força histórica da “batucada dos nossos tantãs”, atraindo cariocas e quem vem de fora também.
O trajeto é percorrido a pé e tem a duração estimada de duas horas, abrangendo locais como a Quadra da Portela, a Casa do Candeia, a Feira das Yabás, o Bar do Seu Nozinho, a Casa da Tia Doca, o Circo São Jorge, a Estação de trem do bairro, a Casa da Dona Ester, o Batismo da Portela e a Portelinha. A experiência gratuita conta ainda com audioguias, roteiros bilíngues e narrativas acessíveis por QR Codes.
Importante ressaltar uma coisa: o nível de dificuldade do passeio é leve, mas não é acessível a cadeirantes! Para a caminhada, o ideal é usar roupas leves, calçados confortáveis, chapéu e protetor solar. Ah! Ainda tem a paradinha para o banheiro! Para se aliviar, a galera utiliza os bares da Rua Adelaide Badajós e os botequins da Praça Paulo da Portela.
O projeto também promove a capacitação de guias e de estudantes de turismo com foco nas rotas e no afroturismo.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, "o Rio é o principal destino turístico do país. Muita gente vem para cá por causa do samba, mas as informações sobre as origens deste símbolo do nosso povo não eram acessíveis. Oswaldo Cruz é um museu a céu aberto". E ele complementa com uma curiosidade: "agora você poderá vir aqui e saber quem foi Tia Doca, saber que um dia Walt Disney esteve aqui bebendo com Paulo da Portela e tirou deste encontro a inspiração para criar o Zé Carioca. Isso aqui é Brasil na veia", comentou Freixo.
Se a gente pegasse isoladamente apenas este episódio da criação do personagem da Disney, já seria suficiente para mostrar o papel significativo que o samba teve na difusão da cultura brasileira pelo mundo. Mas a riqueza interna é ainda maior... Quer conhecer e se apaixonar por esse universo localizado no subúrbio do Rio? É só chegar... Você vai ver que os encantos da cidade não se resumem ao Cristo, ao Pão de Açúcar, ao Maracanã e à Praia de Copacabana...
Mostre que não é ruim da cabeça e nem doente do pé, atravesse o túnel, visite Oswaldo Cruz e desfrute da rota “Caminhos do Samba”!