Entre o real, o virtual, a comédia e dramas familiares, a adaptação do texto de Pirandello convida o público a refletir sobre a essência do humano em tempos de inteligência artificial e metaverso.
Por: Mariana Vieira
Fotos: Divulgação
Com estreia marcada para o próximo dia 13 (quinta-feira) no Empório Cultural ETMB, Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma é a primeira coprodução de dois dos maiores coletivos teatrais da cidade, Grupo Liquidificador e Grupo Tripé, em uma montagem que propõe uma experiência imersiva e crítica sobre os tempos digitais.
Com dramaturgia e direção assinadas por Fernando de Carvalho — parceiro artístico de Zé Celso em Fausto e Héliogabalo —, o espetáculo discute os limites entre o real e o virtual, o corpo e a identidade, a consciência e os atos digitais.
“Os personagens são perfis que querem direitos humanos. Como algumas IAs já reivindicam por aí, né? Já tem essa conversa de direitos humanos para inteligência artificial.A gente faz um paralelo entre esses perfis dessas plataformas que vêm buscar humanidade no teatro, onde a humanidade explode em vários sentidos", explica Fernando.
A peça conta com a participação de duas atrizes convidadas. “Uma é a assistente pessoal Alexa, que participa muito das cenas, e a outra é a Ana Luisa Bela Costa, que mora em São Paulo mas é daqui, do grupo Andaime. Ela faz a primeira atriz da peça que está sendo encenada, mas está em outro lugar, o que também contribui para a metalinguagem", reflete.
A atriz Ana Quintas, idealizadora do projeto, conta que a motivação para unir os dois grupos cênicos nesta adaptação se deu tanto pelo caráter performático de ambos quanto pelo desejo de trazer elementos de metalinguagem para o palco. “Tivemos este desejo de trazer para o teatro essas mídias que supostamente ameaçam o próprio fazer cênico, mas que, na verdade, podemos usar e que traz esse atrito, essa fricção entre o presencial, digital, o humano e o fake".
Realidade, moral e metaverso
Na trama, seis perfis fakes de internet ganham materialidade e invadem o ensaio de uma prestigiada companhia teatral. Certos de que apenas estrelando uma peça poderiam se tornar verdadeiramente humanos, eles pedem ajuda aos artistas, mas enfrentam resistência da diretora e do ator principal. Com ares de ficção científica, o espetáculo conduz o público a reflexões filosóficas sobre as fronteiras entre o que hoje podemos considerar real e fake — ou se essas categorias ainda fazem sentido.
Além de discutir as fronteiras entre corpo e virtualidade, Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma aborda as consequências de nossas ações no espaço digital. A trama atravessa temas como fetiches, vícios virtuais e as ambiguidades morais que permeiam nossas interações online. A peça culmina em uma grande catarse visual, conduzindo o público para um metaverso onde as barreiras entre realidade e ficção se dissolvem completamente.
O elenco reúne talentos como Fernanda Alpino, Gustavo Haeser, João Pedreira, Kamala Ramers e Larissa Souza. A trilha sonora original, executada ao vivo por Mattoso Ribeiro, a cenografia de Marley Oliveira e a iluminação de Ana Quintas e Larissa Souza se somam para criar um ambiente único, onde tecnologia e teatro dialogam intensamente.
Teatro com acessibilidade
A peça também contará com datas especiais dedicadas à acessibilidade e sessões exclusivas para estudantes:
Acessibilidade:
● 14 e 21/02 (20h): Sessões com Intérprete de LIBRAS
● 15 e 22/02 (20h): Sessões com Audiodescrição
Sessões exclusivas para estudantes:
● 20 e 21/02 (15h): Sessões com Mediação Cultural e Intérprete de LIBRAS Para o agendamento de escolas, entre em contato com o Mediato Conecta.
Com o objetivo de democratizar o acesso, escolas e organizações sociais podem garantir vagas gratuitas para assistir ao espetáculo. Grupos interessados devem realizar o agendamento pelo site da plataforma Conecta.
Saiba mais
Luigi Pirandello (1867-1936) foi um dos mais influentes dramaturgos do século XX, laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1934. Sua obra é marcada por uma profunda investigação sobre a identidade, a ilusão e a verdade, frequentemente explorando o teatro dentro do teatro — um recurso metalinguístico que questiona as fronteiras entre ficção e realidade. Seis Personagens à Procura de Um Autor, sua peça mais famosa, revolucionou a cena teatral ao apresentar personagens que buscam um dramaturgo para dar sentido às suas histórias inacabadas. A adaptação contemporânea Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma resgata essa inquietação filosófica e a transporta para a era digital, onde as relações entre o real e o virtual se tornam cada vez mais difusas.
Serviço
Seis Personagens à Procura de Um Autor
Data: 13 a 23 de fevereiro de 2025
Horário: Quinta a domingo, sempre às 20h
Local: Empório Cultural - ETMB (SCRN 706/707, Bl. D, Lj. 06 - Asa Norte, DF)
Ingressos: R$20 (inteira) | R$10 (meia para casos previstos em lei e doadores de 1kg de alimento não perecível)
Pré-venda: Disponível no Sympla para pessoas 60+ a partir de 30/01; vendas gerais a partir de 06/02
Informações: (61) 99216-7179 (Produção)