“Canta, canta, minha gente” com “O pai da alegria”!

“Canta, canta, minha gente” com “O pai da alegria”!

Se você é apaixonado por samba e quer mergulhar de cabeça nas raízes africanas de um mestre da nossa música, a Revista Traços indica um programa quase obrigatório: “Martinho, Coração de Rei - O Musical”. Mas não perca tempo: ele só fica em cartaz até o próximo domingo, dia 23 de fevereiro, no Teatro Riachuelo Rio! 

Por: Angélica Cabral
Foto: Erik Almeida
Vídeo: divulgação

O espetáculo é uma verdadeira viagem na vida e na obra de Martinho da Vila, cantando e encenando as mais diversas manifestações culturais afro-brasileiras que fazem parte de sua história. 

A direção é de Miguel Falabella, que conta com um time de primeira! A dramaturgia é realizada pela pesquisadora especialista em África, Helena Theodoro, que buscou inspiração ainda na biografia “Martinho da Vila: Reflexos no Espelho”, também de sua autoria.

A montagem já passou por São Paulo e vem repetindo o sucesso no Centro do Rio, onde estreou no início do ano, com sessões sempre de quinta a domingo. Com uma trilha sonora de tirar o fôlego, a produção apresenta ao público mais que um bamba... A plateia se emociona e sai de lá contagiada pelo sambista, pela ancestralidade, pela arte e por tudo o que representa Martinho José Ferreira, de 87 anos.



“Devagar, devagarinho”, a peça tem 150 minutos, com 15 de intervalo, e é conduzida com maestria por um elenco composto por 20 atores e 8 músicos. Ah! Dois netos do homenageado fazem parte do musical: Dandara Ventapane e Guido Ventapane! Todos juntos contam a história do pai de família, do ex-sargento do exército e do compositor que vira cantor, que também é louco por futebol e Carnaval. A passagem do tempo é permeada por música, pela figura de Noel Rosa, pela presença dos orixás personificados, por seus casamentos, sua mãe e seus filhos. Um momento a ser destacado, por arrancar gargalhadas do público, é a participação de Jamelão no Festival da Record, lá pelo fim dos anos 70. No palco, ainda rola uma roda de samba, com os maiores clássicos de Martinho da Vila.

Em termos comerciais e sociais, os números são representativos... “Martinho, Coração de Rei - O Musical” gerou mais de 300 empregos diretos e indiretos, 250 figurinos e a oportunidade de trabalho para nove mulheres egressas do sistema prisional. Só esses dados já garantem uma verdadeira “Kizomba - Festa da Raça”!

Se animou? Sim ou com certeza?! Garanta logo seus ingressos e desfrute desse banho de cultura! 

Serviço: 

Espetáculo: "Martinho, coração de rei – O Musical"
Local: Teatro Riachuelo. Rua do Passeio, 40.
Temporada: Até 23 de fevereiro.
Horários: Quinta a sábado, às 20h; e domingos, às 19h.
Duração: 150 minutos, com intervalo.
Venda: na bilheteria do teatro ou pelo site da Ingresso.com.
Classificação: 16 anos.